Sejam bem-vindos!!!

Este é o lugar ideal para você que quer saber das novidades de minha vida aqui do outro lado do Brasil!! Com histórias engraçadas e diferentes!!



Para continuarem acompanhando as minhas histórias, acessem o meu novo blog: http://www.lia2mangia.blogspot.com/

sábado, 1 de maio de 2010

E a cidade?

Bom, a cidade é um pouco diferente das que eu estava acostumada... Mas não senti dificuldade nenhuma para me acostumar... Afinal, eu sempre me acostumei bem em quase todos os lugares!

Para começar, a cidade é extremamente plana!! Sorte de 80% da população, que anda só de bicicleta!! Gente, é impressionante a quantidade de bicicletas na rua!! Tem tanta bicicleta, que tem até placa pra eles, os ciclistas!! Vejam:
Mas não pensem que eles obedecem essa placa, não... Tem hora que andam um do lado do outro, a gente nem consegue passar... E, como disse uma amiga nossa, não adianta buzinar, que eles não estão nem aí... Às vezes, queremos cruzar uma rua, por exemplo, e demoramos mais tempo por causa das bicicletas... Temos que ver se não tem carro, moto e, claro, BICICLETAS!! Elas andam como se carro fossem...

Também tem muita moto pela cidade!! Moto normal, moto elétrica... Parece que esta não precisa nem de carteira, nem de capacete... Acho um absurdo! Pois é perigosa igual... Se bem que por aqui, mesmo com moto normal, tem muita gente que não usa capacete...

Tem cada cena pela rua...

Um dia vimos uma família inteira na moto! Era o pai com uma criancinha pequena na frente, atrás dele estava o filho maiorzinho e a esposa... Todos sem capacete, claro! O maior perigo!!

Mas não pensem que é só em moto que anda a família inteira... Olhem essa foto e reparem que tem uma criança, o pai (com um guarda-chuva, por causa do sol forte) e atrás, mal sá pra ver, mas está a mãe!! Detalhe, é uma BICICLETA!!

E outra... Uma moto estava na nossa frente e tinha o moço que estava pilotando e uma senhorinha, estilo vovozinha, sabe? De vestidinho de tecido, igual a minha falecida vozinha, cabelinho grisalho, sentadinha de ladinho... De perninhas juntinhas... kkkk Como se nada estivesse acontecendo... Bem tranquilinha... Eu e o Guilherme morremos de rir!! Contando nem parece muito engraçado, mas pra quem estava no carro de trás foi...

E quando vimos uma freirinha de bicicletinha?? hahaha Achei engraçado também! O Guilherme falou assim: ", a freirinha não pode andar de bicicleta?" Ah... Até pode, mas que estava engraçado, estava... Ah!! Nesse dia que comentei com o Guilherme, não estava com a máquina, mas hoje consegui tirar!! Não sei se era a mesma freirinha, mas continuei achando engraçado...

Reparem que nessa foto da freirinha tem uma arara gigante! É um orelhão. Tem diversos orelhões diferentes aqui: arara, onça, água de coco (na verdade, é um coco cortadinho), pacu, jacaré, dentre outros. Tem até de capivara!!! Pensei que tinha me livrado de capivaras!! Para quem não sabe, lá na vila que eu morava em Campinas, era uma praga!! Pois é... Aqui tem uma gigante!
Pessoas super bem arrumadas, de salto alto, com a bolsa chique na cestinha da bicicleta, ou pendurada no ombro, também já vi bastante! Pensem só se não é engraçado?

Outra cena super normal por aqui é alguém na bicicleta com sombrinha, por causa do sol (como a da família que mostrei)... Ai, gente... Aqui é muito normal, mas eu também acho engraçado...
O jardineiro aqui da minha casa, trás a máquina de cortar gramas na garupa da bicicleta dele... Pensem só o "trampo"?

Já pensaram fazer TUDO de bicicleta? Levar filho na escola, FAZER COMPRAS!!! Juro!!! O povo vem na bicicletinha cheio de sacolas...

E não pensem que estou falando de boas bicicletas, não... Normalmente, são meia boca...

Olhem esse aí com o violão...

Outra coisa muito normal por aqui é o pessoal do comércio que usa moto com uma carretinha atrás pra fazer entregas... Por exemplo, o moço que concertou o meu fogão, transporta os fogões numa dessas carretinhas, o entregador de butijão, de água, alguém que, pelo que entendi, estava entregando edredons, talvez seja de uma lavanderia... Sei lá... Não achei muito inteligente de quem mandou lavar, porque deve pegar um terrão vermelho pelo caminho... rs... Muito normal mesmo essa carretinha atrás da moto.

A cidade é pequenininha, mas é meio ruim de fazer as coisas a pé, porque ela é meio de comprido... Sem contar o sol forte... É assim, tem o rio Mamoré de um lado da cidade e a serra do outro. A cidade começa no porto. Pertinho do porto tem o centro comercial (principal), depois vem uma parte da cidade com muita casa, muito hotel e algum comércio. Essa parte possui calçadas nas ruas. Mais pra frente, começam os bairros mais "longe" do centro. Coloquei "longe" entre aspas, porque aqui nada é longe... Eu moro num desses bairros "longe"... Não entendi direito, mas parece que não tem esgoto nesses bairros... Não me perguntem como funciona, porque ainda não perguntei pra ninguém... Nesses bairros também não tem muita calçada... Tem muita rua que é só de terra... Terra vermelha... Impossível manter o carro limpo...

Vejam só essa foto. Essa grade laranja à esquerda é a minha casa. Reparem que não existem calçadas... Só à direita, que é um comércio, não sei do quê... Ah!! E, como não podiam faltar... As bicicletas!!

Uma observação antes de continuar... No dia que chegamos na cidade, o capitão Rodger e a Samara nos trouxeram aqui em casa, para vermos como era. Gente... Quando ele virou o carro, ele disse "Esta é a rua de vocês", eu olhei esse matão todo e gelei... Me deu um frio na barriga... Pensei "Em que buraco eu fui parar?" Mas, depois que vi a casa, o susto passou!

Tem tanta bicicleta por aqui, que uma das ruas paralelas à rua principal tem o nome de ciclovia. Em tese, era para as bicicletas andarem só por ela, pelo menos, quando estivessem na direção centro-serra e vice-versa. Mas... Não é bem isso que acontece... Elas são uma "praga" que está por todas as ruas...

Outro dia, eu estava saindo à noite lá do CCAA e estava tudo escuro, porque nesta parte da cidade, "longe" do centro principal, não tem muita iluminação na rua... Olhei, não vi nada, dei ré e quase atropelei uma bicicleta... A mulher me xingou até... Mas o que ela queria que eu fizesse?? Que a enxergassem apagadinha pela rua?? Ela que aprenda que quando o carro acende uma luz branca atrás, quer dizer que vai andar pra trás!!! Mas abusada que só a mulher... Pior que, pra variar, não estava só ela na bicicleta, estava ela e uma criança... Já pensou o estrago? Essa, nem que eu quisesse dava pra tirar foto, porque estava muito escuro... hehe


Voltando para a explicação da cidade... Ela segue de comprido, passa por um outro centro comercial, mais próximo à minha casa, menor que o outro, até que acaba. Começa a estrada (BR) e chega a serra.

De comprido, ela tem umas 20 e poucas quadras até a minha casa. Depois vem o bumbódromo, aí tem uma rotatória que aqui eles chamam de "bola" ("Passa a 'bola'..."). Depois da "bola" a cidade começa a ficar mais escassa, ou seja, as quadras não possuem mais muitas casas... É mais vazia... Até acabar...

Isso na direção rio-serra. Para as laterais, ela é bem estreitinha. Deve ter umas quatro quadras pra cada lado da avenida principal, a 15 de Novembro, dependendo da altura da avenida. Em alguns lugares tem mais de quatro quadras para a lateral. Num dos lados da cidade, ela acaba no rio, como dá pra ver nessa foto.

Quando eu tirei essa foto, eu estava parada na esquina da 15 de Novembro. Essas casas à esquerda são da vila dos sargentos. Percebam que essa parte da cidade é a mais próxima do centro principal e eu pergunto: Como dá pra saber? Simples!! Porque tem calçada!! hehe Vocês conseguem ver o rio lá no fundo da rua? Bem pertinho, ?
Outra curiosidade da cidade é que aqui não existe semáforo!! Nenhunzinho!!! Com isso, acabamos sofrendo mais com as tais bicicletas na hora que estamos parados em um cruzamento... rs...

E, para terminar, quem disse que aqui não tem Mc Donalds'???
hahahahaha

Um comentário:

  1. OI LIA QUE DELICIA LER AS SUAS HISTORIAS... DA AINDA MAIS SAUDADES DE VC
    MAS FICAMOS MUITO FELIZES EM SABER Q VCS ESTAO CURTINDO BASTANTE AI

    ResponderExcluir