Sejam bem-vindos!!!

Este é o lugar ideal para você que quer saber das novidades de minha vida aqui do outro lado do Brasil!! Com histórias engraçadas e diferentes!!



Para continuarem acompanhando as minhas histórias, acessem o meu novo blog: http://www.lia2mangia.blogspot.com/

terça-feira, 8 de junho de 2010

Bolívia

Tínhamos feito alguns planos para este feriado que passou (Corpus Cristi). Eu queria muito passear de barco e conhecer uns lugares bonitos aqui da região. Mas o tempo não cooperou e acabamos não fazendo nada.

Para não passar totalmente em branco, consegui convencer meu marido de irmos fazer umas comprinhas na Bolívia... hehe

Guajará faz fronteira com a Bolívia, mas, diferente de Corumbá onde a fronteira é terrestre, aqui temos um rio que nos separa. O rio Mamoré.
Existe um projeto para a construção de uma ponte, mas ainda está empacado. Sendo assim, quem quer fazer compras em Guayaramerin (na Bolívia), tem que enfrentar um passeiozinho rápido de voadeira.

Não é muito longe, não. Dá até pra ver o porto da Bolívia quando estamos no porto do Brasil.

A travessia é de, no máximo, dez minutinhos. Mesmo sendo curtinha, eu gosto, vou reparando tudo no rio e nas margens... Sempre na expectativa de ver um jacaré!! haha Mas, se eu não consegui ver lá em Corumbá no passeio de barco que eu fiz com o meu irmão, numa área super calma, dificilmente verei nesta parte do rio que vai e volta voadeira o dia inteiro!! É o maior trânsito!!

Olha o nosso "motorista" de colete verde aí:

Dessa vez, até que pegamos uma voadeira maiorzinha, das que o "motorista" fica no meio dela, com volante e tudo. Às vezes, pegamos umas menores, daquelas que ele fica na parte de trás do barquinho, direcionando com a mão (sem volante).
É obrigatório usar o colete salva-vidas. Mas, gente, a maioria deles é preta nessa parte que vai no pescoço... Dá um nojo... Mas, infelizmente, temos que usar... Esse que eu usei até que não era dos piores...

Ah! Olhem a quantidade de voadeiras que aparece nesta última foto. Será que tem muito movimento??

Esta próxima foto já é chegando em Guayaramerin. Mais uma vez, olhem quantas voadeiras!!

O porto é essa construção branca.

A primeira vez que eu fui lá, o rio estava tão cheiro que só haviam quatro degraus aparecendo. O restante estava debaixo d'água.
Não entendi muito bem a roupa desses marinheiros aí, pois foi a primeira vez que eu reparei o uniforme. Então não sei dizer se sempre estavam ali assim e eu que não os via, ou se estavam mais arrumadinhos por causa do movimento do feriado. De qualquer forma, eles estavam "balizando" as voadeiras...

Muita gente da região vem para Guajará nos finais de semana só para fazer compras na Bolívia. A cidade é cheia de hotéis e pousadas para receber essas pessoas. Nos finais de semana, a cidade fica cheia de ônibus, só com os "sacoleiros".

Enquanto a gente vai pra lá para comprar eletrônicos e bugingangas, eles chegam do Brasil com isso...

... caixas cheias de frutas e legumes.

Nem é muito bom ir pra Bolívia nos finais de semana por causa desse aumento do movimento. Dizem que até os preços sobem. Eu não sei, porque nunca comparei.

Feriado, então, é pior ainda!! E este não foi diferente. Sorte a nossa, que estávamos no contra-fluxo, pois deixamos para ir no meio da tarde. Horário em que as pessoas já estavam começando a voltar. Normalmente, não tem fila nenhuma para pegar a voadeira de volta, olhem a fila que estava naquela hora!!!

Detalhe: tirei essa foto só da metade da fila. Tinha mais um pedaço grandão da fila atrás de mim... Aff...

Ah!! Outro detalhe!! As sacolas cheias das pessoas na fila!!! hahaha

Pois bem, essa foto que tem a fila dá pra o início da rua das compras na Bolívia. Nesta parte desse país só tem uma rua com lojas e "lojas". (A segunda está entre aspas, porque tem coisas lá que nem dá pra chamar de loja...) Não sei exatamente quantas quadras pra dentro, mas devem ser umas quinze quadras só com esse comércio!! Pelo que o pessoal que já conhece nos falou, só existem duas ou três lojas de eletrônicos e perfumes que dá pra confiar. Lojas de roupas são inúmeras, mas a maioria é brega... Coisas para casa também tem algumas boas, tipo aparelho de jantar, enfeites, roupa de cama...

Gente, TEM DE TUDO!!! E, muitas vezes, tudo na mesma loja!! Tem que ir com paciência para conseguir encontrar as coisas.

Ah! E, realmente, dá para encontrar coisas muito baratas. Mas, é sempre bom, ter noção quanto que custa certas coisas aqui no Brasil, para ver se vale a pena.

Além da paciência que temos que ter para encontrarmos as coisas que queremos, também precisamos ter paciência com os vendedores, porque eles não têm nenhuma com a gente... Parece que estão nos fazendo um favor... Muito chato isso... Dizem que isso acontece em muitas "lojas", porque trata-se apenas de lavagem de dinheiro, mas não quero entrar nesse ponto...

A rua é tão longa que, quando já sabemos onde queremos ir, até vale a pena utilizar o "motocar" (se não me engano, é esse o nome...). Vejam como é meigo esse meio de transporte, com corações no encosto de cabeça...

A primeira vez que fui lá, logo que cheguei, fui com duas amigas. Fomos andando até uma parte da rua e voltamos de "motocar". No meio do caminho, a Manu pediu para o cara parar, porque ela precisava ver o preço de alguma coisa numa lojinha lá. Enquanto isso, eu e a Pri ficamos sentadinhas na "motocar" esperando. O cara desceu da moto (a parte da frente é a própria moto) e desmontou o tanque, pra ver se tinha combustível... hahaha Eu e a Pri ficamos olhando espantadas, pra ver se ele ía conseguir montar de novo e também pra sabermos se tinha combustível pra nos levar até o porto... Coisas da Bolívia...


Como eu falei, só tem comércio nessa rua principal. Se a gente olha nas ruas que cruzam, normalmente não vemos nada, como dá pra perceber nessa próxima foto.

O trânsito por lá é um caus!!! O que mais tem é moto e a tal da "motocar". Atravessar a rua é até um pouco preocupante...
Tem um cruzamento lá que é uma loucura!! Vem moto de todos os lados buzinando... Muitas vezes, a gente fica no meio sem saber pra onde ir...

As compras lá podem ser feitas com reais, com dólares, cartões ou bolivianos. É possível trocar reais por bolivianos ainda no porto. Mas não pensem que existe uma salinha de câmbio, não... Visualizem aquelas mesas de madeira, com cadeiras, que haviam nas escolas antigamente... Pois é, os moços ficam nessas mesinhas, uma porção delas, uma do lado da outra, para fazerem as trocas. Eu ía tirar foto deles, mas o Guilherme achou melhor não, pois eles poderiam não gostar...

No dia que voltei de "motocar" com minhas amigas, assim que desci da "motocar", veio um menininho já carregando o ventilador que eu tinha comprado, pra levar até a voadeira, mas eu agradeci e peguei de volta. Ele queria cobrar R$ 5,00 só pra carregar, no máximo, 200 metros... Que frete caro!! Mas nem foi por isso que peguei de volta... Primeiro achei que ele fosse levar pra ele... Mas esse meu pensamento foi rápido, logo percebi do que se tratava, só não aceitei, porque não estava pesado mesmo...

Bom, ao contrário do que parece, não tenho ido tanto lá na Bolívia para fazer compras... Até que fui pouco... Desde que cheguei aqui, só fui quatro vezes... hehe

Um comentário:

  1. Lia, adorei!! as fotos ficaram ótimas!! teve um sábado que nós fomos depois de um feriado na quinta que tinha a mesma fila!!
    Acho que o pessoal emendou e veio comprar... mas na hora de voltarmos já não tinha mais fila nenhuma!!
    Eu tbm me espantei com a quantidade de degraus! hihihihi! E o tamanho da rampa no porto do brasil!!
    Bjos
    Lívia

    ResponderExcluir