Sejam bem-vindos!!!

Este é o lugar ideal para você que quer saber das novidades de minha vida aqui do outro lado do Brasil!! Com histórias engraçadas e diferentes!!



Para continuarem acompanhando as minhas histórias, acessem o meu novo blog: http://www.lia2mangia.blogspot.com/

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ligados na Amazônia e desligados do mundo!! - Parte I

O quartel aqui de Guajará tem um pelotão destacado (ou seja, uma parte do quartel fica num lugar distante do Batalhão). Esse PEF (Pelotão Especial de Fronteira) fica no Forte Príncipe da Beira, ao lado da cidade de Costa Marques. De carro, como não tem uma estrada indo direto, fica mais ou menos, uns 1000 km de distância, leva mais ou menos uns dois dias de viagem, porque é bom parar para dormir no meio do caminho, para não pegar a estrada ruim à noite. Mas eu acredito que deve dar umas 14 horas de carro, se for diretão. De barco, se for de voadeira, é mais perto, dá umas 10 ou 12 horas de viagem.

Esse pelotão é subordinado à Companhia que o Guilherme é o comandante. Por isso, ele já tinha ido lá algumas vezes. E eu, embora quisesse muito conhecer e visitar a minha amiga Vanessa, que estava morando lá, nunca consegui ir.

Semana passada, foi a passagem de comando do PEF e eu queria muito ir. Há, mais ou menos, um mês, o Guilherme me ligou (eu estava no Correio) e perguntou se eu queria ir para o PEF de barco. Fiquei super feliz e disse que sim, mas não prestei muita atenção no que ele falou, porque eu estava ocupada. À noite, ele voltou a me perguntar: "Você tem certeza que quer passar dois dias no barco?" e eu respondi: "Como assim dois dias??" E ele disse que tinha falado no telefone, mas eu não tinha prestado atenção. Bom, mesmo assim, continuei querendo ir. Seria uma experiência muito diferente na minha vida!!!

Esse barco levaria dois dias, porque tratava-se de um barco grande, que levaria as mudanças do pessoal e algumas famílias que irão morar lá no ano que vem (quer dizer, a partir deste mês).

Meu pai sempre quis conhecer o PEF e estava vindo para Guajará, para passar o meu aniversário comigo, só que ele ía voltar no dia 15 de novembro e a nossa viagem começaria no dia 13. Assim, falei para o meu pai trocar a data do retorno e começamos a sonhar com nossa viagem!!!

Só que, certo dia, o Guilherme resolveu ir de carro, porque falou que ficar dois dias no barco ía ser muito ruim. Foi então que eu e meu pai começamos a maior campanha para irmos de barco! Insistimos tanto, que, depois de muito custo, conseguimos convencê-lo!! Eu até falei assim pra ele: "Amor, eu sei que vou reclamar..." e eu queria terminar a minha frase "... mas quero essa experiência para o meu currículo de vida!", mas ele me interrompeu e disse "Você não vai reclamar nada! Não vai dar nenhum piu!! Eu é que vou reclamar os dois dias!!!" hahaha

A data de nossa viagem chegou a mudar para o dia 12 (MEU ANIVERSÁRIO!!!), mas quando o comandante descobriu a coincidência das datas, voltou para o dia 13, para que eu pudesse comemorar o meu dia com os meus amigos!!

E o tão esperado dia 13 chegou!!! Eu e o papai estávamos super felizes!!! Sorridentes!! Tirando fotos de tudo!!! Gente, foram mais de 10 GB de fotos!!! Vou tentar escolher as melhores!!! hehe
Este aqui era o nosso barquinho, carregado com as mudanças dos futuros moradores do PEF. Grandinho, né?
He he!! Papai quis até pilotar!!!
Os homens da minha vida!!! Últimos segundos em terra firme!!! Depois disso, foi só água, água, água, árvore, árvore, árvore... Chegamos no PEF no dia 15 de novembro, dois dias depois!! Mas não vou resumir tanto assim!! Vocês verão um pedacinho de nossa viagem, sim!!
Antes de começar a viagem, fui conhecer o barco e levei um certo susto... Mas vou contar outra coisa, antes de falar sobre o meu susto...

O Farias, que estava tratando da negociação do barco, separou um camarote pra gente!! Pensamos em levar um resto de canjica que tínhamos feito, mas desistimos, porque azedaria. Meu pai ainda tentou nos convencer que haveria um frigobar, pois "É o mínimo de conforto que um camarote tem que ter..." rs... Acontece que não estamos no Sudeste e o mínimo de conforto na Amazônia é bem 'mais' mínimo do que o que estamos acostumados... Bom, chegando no barco, vimos que o Farias tinha conseguido um frigobar pra gente!!! hehe Está certo que era bem velhinho, mas tinha um!!! (mas a canjica já tinha ficado em casa... rs...)

O que não tinha, e foi o que me deu um susto, era banheiro... Como eu fui ingênua em imaginar que haveria um no camarote? Não tinha, não! No andar em que estávamos, havia um masculino e um feminino, ou melhor, um escrito "ELAS", mas era só enfeite... Éramos só três mulheres e uns 20 homens... Até parece que respeitariam a plaquinha...

Quando começamos a viagem, o Guilherme me perguntou se estava tudo bem e eu respodi: "Sim, só o banheiro que está um nojo... Fedendo... Sujo..." E ele me disse para não me preocupar, que algum soldado limparia. Dito e feito! O cheiro melhorou um pouquinho, mas era impossível de ficar agradável, pois, para começar, ele era todo escuro... Detalhe: eu ía colocar foto do banheiro aqui, mas deu erro e acabei desistindo... Acho que não seria muito agradável... E tenho milhões de outras fotos muito mais bonitas para mostrar pra vocês!! Mas uma coisa é verdade: pelo menos o banho foi muito gostoso!! Saía muita água do chuveiro, água do rio, mas era boa! A temperatura bem agradável, não estava muito gelada... Adorei de verdade!

Gostaram do acesso ao barco? Era assim que a gente entrava!! Um pedaço de madeira!! Entrada chique, para um cruzeiro chique!!
Nosso camarote tinha duas beliches, um frigobar e um ventilador, além do ventilador que levamos. Assim que entramos, fomos arrumar os lençóis, para que pudéssemos deitar e ler um livro a qualquer momento... Meu pai tirou foto, porque "eu arrumando uma cama" é raridade!!! hehe
Quem não tinha camarote, ficava na parte de baixo e dormia em sua própria rede. Bastante gente ficou sem camarote, não é mesmo?
Ao lado da cozinha havia uma abertura e tinha um banquinho. Era bem agradável ficar ali, sentindo o ventinho! Só não era melhor, por causa do barulho do motor, que era bem ali e muito alto...
Eita!!! Olhem aí quem nos alimentou os dias todos que ficamos no barco!!! Ele é uma figura!!! Além de nos alimentar, nos divertiu a viagem toda!!!
No primeiro dia, não tínhamos onde comer e comemos no camarote mesmo. Achei melhor sentar no chão, porque a beliche era um pouco baixa. Foi só sentar no chão, que a carente da Francis veio para o meu colo!! Mas comi com ela ali mesmo! Levamos a Francis (minha NETA!!!) para a Lívia, pois eles foram de carro e íam dormir em hotéis. Para não terem problema com hotéis que não aceitam cachorros, nos pediram para levá-la. Foi ótimo!!! Ela ajudou a passar o tempo!!
Agora sim!!! Arrumaram um lugarzinho pra gente comer melhor!! Chique este nosso cruzeiro, não?
Vista legal para a nossa refeição, não concordam?
Aí a carente da Francis no colo de novo!! hehe Muito linda!! Enquanto o Guilherme assistia filme sentado no chão.
Esta primeira janelinha era do nosso camarote. Lá na frente era a rede do soldado que cuidava do rádio, fazia comunicação com o batalhão.
A fofinha da Francis passeou pelo barco!!!!
E esta foi a forma que encontramos para deixá-la solta no quarto, sem que ela fugisse. Colocamos a caixa dela na frente da porta, ela não conseguia pular. Nessa hora, foi só pra ela entrar e nós que a colocamos ali em cima.
Esta foto aqui dá pra ver a parte da mudança que estava no teto do barco. Tinha mudança na parte de baixo e no porão também.
Aliás, um dos lugares mais gostosos de ficar durante a viagem era aí no teto do barco!!!

Bom, o que mais fizemos foi tirar fotos!!!!!!!
Na minha próxima postagem aqui no blog, vou começar a colocar as fotos das paisagens da viagem!! Vou escrever por partes, senão vai demorar muito e ficará desatualizado... hihihi

Aguardem!!!!

2 comentários:

  1. Oi Lia!!
    Eu sou amiga da Lívia e ela já tinha me falado do seu blog quando esteve aqui no Rio, mas acabou que eu esqueci de procurar na net. E ontem vendo o que ela fez me lembrei e vim aqui dar uma olhadinha no seu, até pra me inteirar mais sobre Guajará já que a Li as vezes dá uma sumida... hehe
    Preciso dizer que AMEEEI o seu blog! Você escreve muitíssimo bem e consegue deixar a gente dentro da história mesmo. Pra você ter noção do quanto foi viciante, comecei a ler ontem a noite e acabei tudo 3 da manhã! Não conseguia parar de ler... rs
    O meu preferido é um dos primeiros, o da aranha gigante, que nossa! Era gigante mesmo!!
    Adorei também acompanhar o "nascimento" da Francis, muito fofinha!
    Enfim, queria te deixar um beijo e dizer que voltarei mais vezes!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Ah Amiga!! Minha filhinha tendo participação especial!! hihihi
    Pena que não deu pra vc ver a minha casinha!! E ó... invejinha dessa viagem heim!!
    Tô doida pra ver as outras postagens!!

    ResponderExcluir